ORIENTAÇÕES

Dúvidas frequentes referente aos procedimentos cirurgícos

CUSTO DE UM IMPLANTE DENTÁRIO

A perda dentária é uma situação delicada, que afeta a autoestima de muitos pacientes. Além de ser uma questão estética, a falta dos dentes compromete a mastigação, a fala e até os movimentos de abertura e fechamento da boca. Os implantes dentários são a melhor forma de tratamento para substituir um dente perdido. O custo desse tipo de tratamento é uma dúvida comum entre os pacientes que buscam a reabilitação oral.

O preço médio de um tratamento com implante pode variar. Cada caso é um caso e diversos fatores podem influenciar no preço final. Dependendo do tipo da prótese a ser colocada (total ou parcial) e até da técnica cirúrgica (com ou sem corte). Além disso, a quantidade de dentes e o tipo do material (acrílico ou porcelana) podem ser fatores diferenciais. Materiais nacionais, teoricamente, custam menos e importados apresentam um custo maior. Porém, em alguns casos clínicos, apresentam vantagens consideráveis.

Tem dúvidas sobre o tratamento com implante dentário? Quer saber mais sobre os custos?

Então entre em contato. Para solicitar uma avaliação é muito simples, basta ligar (047) 3329-3127, ou falar conosco pelo WhatsApp (047) 98414-6077 ou acessar este link. Quem não mora em Blumenau, poderá fazer essa análise inicial enviando, por e-mail, os exames necessários. Entraremos em contato, por telefone, para conversarmos sobre o seu caso. Estamos aqui para ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável!

Leia agora as perguntas mais frequentes de nossos pacientes. Clique sobre a pergunta para visualizar a resposta.

1. O que é um implante dentário?

É uma estrutura fabricada em metal (titânio), que substitui a raiz do dente perdido. Esta “raiz artificial” será utilizada para suportar os dentes que serão substituídos.

2. Qual a vantagem dos implantes dentários?

A principal vantagem é não haver a necessidade de desgaste dos dentes próximos para substituir o dente perdido por uma prótese fixa. Outras vantagens são: facilidade para higienização, tratamento de maior durabilidade, melhor resultado estético, maior poder de mastigação, etc.

3. Como os implantes são colocados?

É necessário que se faça uma consulta inicial onde o profissional avaliará se é possível instalar os implantes.

O profissional precisará de alguns exames específicos que serão solicitados. Uma vez confirmadas as condições ideais, os implantes serão colocados através de uma pequena cirurgia. Eles serão instalados no osso.

Dependendo das condições no momento da instalação, os dentes poderão ser colocados no mesmo dia, no dia seguinte ou só depois de os implantes estarem osseointegrados (terem passado pelo período de osseointegração).

4. O que é osseointegração? Por que em alguns casos espera-se um período e em outros não?

Osseointegração é um fenômeno que ocorre no organismo para fixar ao osso o parafuso de titânio. Hoje, para casos em que o implante fica firmemente inserido, é possível a colocação das próteses (dentes) sem esperar o período. Essa técnica recebe o nome de "Carga Imediata". Para os casos em que não se consegue inserir os implantes de forma firme, espera-se um período e as próteses serão instaladas depois.

5. Existe a possibilidade de fazer a cirurgia sem cortes na gengiva?

Sim, existe essa possibilidade. Há necessidade de uma análise criteriosa pois essa técnica está indicada para casos específicos.

6. É possível o paciente saber antes da cirurgia se terá seus dentes instalados em carga imediata ou não?

Na maioria dos casos é possível prever. Quando o profissional examina e faz o planejamento do caso é possível que ele tenha ideia das condições locais.

7. Nos casos em que não instalam imediatamente as próteses, o que o paciente ficará usando?

Ficará com uma prótese provisória que pode ser fixa, no caso do paciente ainda apresentar dentes. Há como alternativa, na ausência de dentes, fixar a prótese sobre implantes provisórios, que são utilizados apenas durante o processo de ossointegração dos implantes definitivos.

8. Quantos dentes de reposição é possível repor com implantes?

Poderemos substituir desde um único dente até toda uma arcada ou até todos os dentes da boca. Pacientes que perderam desde um dente até pacientes portadores de dentaduras podem ter novamente dentes fixos.
Clique aqui para comparar tratamentos (fotos) com a sua necessidade

9. No caso de reposição de muitos dentes, são colocados vários implantes sendo um para cada dente que falta?

Não, o profissional avalia o número de dentes que precisam ser recolocados (tamanho da prótese) e calcula a quantidade de implantes que será necessária. Por exemplo: Para repor toda a arcada inferior, na maioria dos casos, são utilizados de 4 a 6 implantes.

10. Os implantes sempre dão certo?

O índice de sucesso da técnica é muito alta, estudos comprovam uma taxa de sucesso acima de 95% dos casos. Se tudo for executado dentro da técnica e o paciente seguir corretamente as orientações.

11. Existe rejeição?

Não. Rejeição é um processo usado pelo organismo para expelir materiais que não são aceitos. Isso não acontece com o titânio devido à sua biocompatibilidade. A perda ocorre por outros motivos que podem ser: fatores relacionados ao paciente (exemplo: qualidade óssea não favorável) ou do procedimento em si.

13. O que será necessário para manter uma prótese sobre implantes?

O paciente será orientado pelo profissional a respeito das técnicas de higienização. É muito importante que as orientações sejam corretamente seguidas.

14. Como será feita a higienização?

A higienização dos implantes dentários é idêntica a realizada nos dentes naturais, ou seja: uso de escova e fio dental.

15. Qual a garantia do tratamento?

A grande maioria das empresas que fabricam implantes dentários dão garantia ilimitada do material, repondo os componentes danificados. Quando a execução do tratamento, há um consenso dos profissionais em acompanhar o tratamento por tempo indeterminado.

16. Pode ocorrer perda da garantia?

Pode ocorrer perda da garantia quando da falta de higienização (pelo paciente) e também quando do não comparecimento as consultas de rotina (manutenção).